Grupo 2001

Contate-nos

55 3322 0055

Facebook  Instagram
Pesquisa de veículos
 
2001 Multimarcas

5 motivos para trocar o óleo do carro no prazo correto

Publicada em 06/09/2017

Tem quem esqueça. Tem quem não conheça. Tem quem não se importa muito. Independente dos fatores, a troca de óleo do motor ainda é um problema para motoristas dos 4 cantos desse país. Além de dúvidas quanto ao tipo de óleo usar, como e onde trocar, questões relacionadas ao prazo da troca sempre se destacam. Por isso hoje trouxemos informações essenciais sobre óleo e 5 motivos para manter a troca do óleo em dia.

 

O óleo é um item essencial para o carro. Ele é responsável pela lubrificação do motor e de suas peças, limpeza, temperatura e outras funções. Como prazo padrão, a troca deve ser feita a cada 10 mil Km rodados ou em 6 meses, o que chegar primeiro. No manual de cada veículo há essa indicação específica. Deve-se também trocar o filtro do óleo e o filtro do ar para garantir a limpeza do motor.

 

Os motivos para trocar o óleo no prazo são muitos e apontamos os principais para você:

 

1) Evitar gastos desnecessários

Óleo vencido é sinônimo de preocupação e gastos. Não estando nas condições ideais, o óleo compromete o funcionamento do motor podendo vir até a fundi-lo em casos extremos, por falta de óleo. Aí nesses casos você já pode imaginar o quanto se deve mexer no bolso.

 

2) Garantir maior vida útil do motor

A vida útil do motor está intimamente ligada a manutenção correta do óleo. Quanto mais precisas forem as trocas, tanto no período, quanto no tipo de óleo usado, na marca e na execução da troca, maior será vida útil do motor. Assim ele trabalhará em melhores condições melhorando sua performance.

 

3) Evitar aumento no consumo de combustível

O óleo e o combustível trabalham separados no motor do carro. Se não houver nenhum problema, eles não se misturam. Mas se o lubrificante estiver fora das especificações ou velho, ele poderá influenciar no consumo de gasolina.

 

4) Evitar manutenções desnecessárias

Se o óleo for trocado dentro das especificações e prazos corretos, as possibilidades de manutenção do motor ficam muito reduzidas. O óleo vai garantir a lubrificação e diminuição de atritos das peças, evitando desgastes excessivos. Vai também manter a temperatura do motor estável e deixa-lo limpo.

 

5) Evitar dores de cabeça e perda de tempo

Problemas mecânicos de carros, em geral, demandam muito tempo para serem solucionados e causam alguns problemas. Deixar o carro parado na oficina, ter que usar carro emprestado, olhar orçamentos, valores de peças, etc. E quando falamos em problemas no motor esse quadro se agrava, tendo em vista a complexidade do “coração do carro” que demanda mais tempo, envolvimento e claro, dores de cabeça.

 

Além dos prazos, você deve observar bem o tipo de óleo do seu veículo, a viscosidade correta, se é sintético, semissintético ou mineral e procurar manter sempre a mesma especificação a cada troca. Essa informação também está disponível no manual do proprietário. O local e profissionais que farão a troca também são de suma importância para garantir uma troca de óleo eficaz. Nos Postos 2001 você encontra Centros de Lubrificação muito bem equipados, o Lubrax +, óleos Lubrax e técnicos em lubrificação credenciados pela Petrobras.

 

Até o próximo post!

 

 
Novidades
Site produzido pela Netface
Atendimento via WhatsApp