Grupo 2001

Contate-nos

55 3322 0055

Facebook  Instagram
Pesquisa de veículos
 
2001 Multimarcas

Sim, elas conquistaram seu espaço no mercado automotivo

Publicada em 07/03/2017

Sexo frágil é um adjetivo que há muito tempo não faz jus às mulheres. Elas estão cada vez mais presentes em redutos considerados "masculinos" até recentemente, conquistando seu espaço, respeito, igualdade e ultrapassando barreiras de que mulheres devem escolher profissões mais “femininas”. Na semana do Dia Internacional da Mulher, vamos contar de que forma elas estão influenciando cada vez mais esse setor automotivo, seja como consumidoras, seja como atuantes profissionais neste mercado.

 

O número de mulheres interessadas no setor automobilístico tem aumentado bastante. As mulheres estão cada vez mais independentes e procuram saber sobre assuntos que até então eram somente de interesse masculino. Um exemplo disso é a Engenharia Mecânica. Atualmente 6,8% correspondem ao número de mulheres profissionais deste setor em nosso país. Um número pequeno, claro, mas que demonstra que elas estão optando sim pela profissão, embora ainda exista certo preconceito por parte de colegas, professores, amigos, familiares e do próprio mercado de trabalho.

 

Outro fato que chama atenção são as mulheres que atuam em designer automotivos. Atualmente não existe uma graduação específica nessa área, por isso, a maioria dos profissionais faz cursos de design de produtos ou desenho industrial e depois se especializa com cursos de sketch, rendering, gestalt, modelação, alias automotive e color & trim. Nesta área temos a poderosa Wulin Gaowa como a primeira mulher a assumir a chefia de design de uma das mais emblemáticas fabricantes do mundo: a GM. Ela foi apontada também com uma das 10 melhores jovens designers da China.

 

E se você acha que são só os homens que gostam de correr, precisa conhecer as mulheres amantes das pistas e velocidades. Nesse ambiente feroz e supercompetitivo, elas estão disputando posição até entre os mais grandalhões dos carros de corrida. Deixando o estereótipo do sexo frágil, as pilotos esbanjam perícia e arrojo nas pistas.   O número de mulheres competidoras nesta área ainda é pequeno, mas aos poucos a presença delas encoraja outras mulheres a também entrarem e se desafiarem neste mundo de competições automobilísticas.

 

Se você é fã de carro, com certeza já deve ter assistido um dos mais famosos programas na TV aberta sobre carro: o Auto Esporte. Comandado por Milena Machado, a apresentadora esbanja simpatia e conhecimento sobre automóveis. Em recente entrevista, ela até revelou que no início da carreira duvidavam que ela sabia dirigir ou fazer baliza. Hoje, depois de 5 anos frente ao programa de carros, a apresentadora conquistou o público masculino e feminino que a assiste nas manhãs de domingo.

 

Mesmo não atuando profissionalmente no setor automotivo, as mulheres influenciam na hora de comprar ou muitas vezes têm a decisão da compra em suas mãos. Estatísticas dos principais fabricantes brasileiros indicam que elas preenchem o cheque em 40% das compras de carros novos. Em alguns casos, como no do Citroën C3, esse índice aumenta para 58%. A influência do público feminino na decisão de compra então é ainda maior: entre 80% e 90%. As montadoras já perceberam isso e estão atentas a detalhes importantes que elas levam em consideração, como praticidade, conforto, design e posição para dirigir.

 

Uma coisa é certa: está ocorrendo uma mudança cultural dentro e fora do mercado automotivo. Hoje, as mulheres ocupam cargos cada vez mais importantes na indústria, ao mesmo tempo, são as maiores influenciadoras na hora de comprar, demonstrando que não há mais espaço para qualquer tipo de preconceito ou desigualdade. 

 

E nesse Dia Internacional da Mulher deixamos um parabéns especial e ressaltamos toda nossa admiração e respeito pelas nossas amigas, colegas, clientes, fornecedoras, enfim, por todas as mulheres do nosso dia a dia, do Brasil e do Mundo.

 

Até o próximo post! 

 

 

 

 

 

 
Novidades
Site produzido pela Netface
Atendimento via WhatsApp