Grupo 2001

Contate-nos

55 3322 0055

Facebook  Instagram
Pesquisa de veículos
 
2001 Multimarcas

Entenda como funciona a Tabela FIPE de preços de automóveis

Publicada em 12/06/2018

Com certeza você já deve ter ouvido falar da Tabela FIPE. Ela é a principal referência no mercado de carros usados e seminovos para preços médios de veículos no mercado nacional, servindo como um parâmetro para negociações ou avaliações, também é usada como base para contratos e seguros.

Contudo, muitos não sabem, afinal, como ela funciona. Hoje a gente trouxe algumas informações neste post que vão te ajudar a entender melhor como funciona a FIPE.

A FIPE foi criada em 1973 para auxiliar a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. O órgão presta serviços ao governo e empresas privadas, e tem no Preço Médio de Veículos, também chamada de Tabela FIPE, um de seus principais produtos.

O índice é baseado na coleta de preços de carros, motos e caminhões usados, seminovos e novos no mercado nacional. Em posse dos valores, pesquisadores descartam os preços muito altos, baixos ou com alguma discrepância estatística. Os números restantes são usados para criar uma média, e é esse o valor que vai constar para aquele determinado veículo na tabela.

 

Ela é constantemente atualizada?

Sim, a tabela é atualizada mensalmente, e cada pesquisa pode ser refinada com a versão, motorização e ano-modelo do automóvel em questão.

Atualmente, o índice continua a ser a principal referência para lojistas, comerciantes e vendedores. Ele também serve de base para o cálculo de seguros e tributos, como o IPVA. Mas é importante lembrar que ninguém é obrigado a segui-la ao pé da letra. Como falamos anteriormente, ela serve como referência, mas outras questões também são analisadas, principalmente na hora de atribuir o preço ao veículo.

A própria FIPE explica que o índice é uma referência, e que ele pode receber fatores de correção para cima ou para baixo, de acordo com o estado de conservação do veículo e outras diferenças pontuais, como sua localização (picapes, por exemplo, são mais valorizadas no centro-oeste).

Gostou das informações? Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado você a entender um pouco melhor como funciona a Tabela FIPE.

Se quiser consulta-la, CLIQUE AQUI (http://veiculos.fipe.org.br/)

 

Fonte: Quatro Roda e Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas

 
Novidades
Site produzido pela Netface
Atendimento via WhatsApp