Grupo 2001

Contate-nos

55 3322 0055

Facebook  Instagram
Pesquisa de veículos
 
2001 Multimarcas

Como Trocar o Pneu Corretamente | 7 Passos Simples

Publicada em 22/09/2020

Não tem nada mais desagradável numa viagem de carro do que perceber que o seu pneu está furado. Se você se encontra nesta situação, fique calmo, trocá-lo é muito mais fácil do que você imagina. Com estes 7 passos simples, você estará a caminho do seu destino em pouco tempo!
E mesmo que você não esteja precisando trocá-lo agora, é legal que saiba agir com independência e segurança para qualquer eventualidade... Vamos lá?

 

1 - Estacione Com Segurança

A primeira coisa a se fazer é estacionar num local completamente seguro e plano! Se estiver na estrada, pare no acostamento imediatamente.
É uma situação de emergência e é perfeitamente compreensível que você se esqueça de puxar o freio de mão, então, certifique-se que está puxado.
Ligue o pisca alerta, monte o triângulo e posicione-o atrás do automóvel.

 

2 - Verifique as Suas Ferramentas

Você vai precisar da chave de roda ou de cruz, macaco e o estepe – pneu que substituirá o furado. Estas ferramentas são básicas para a troca do pneu, por isso, sempre as tenha dentro do carro.

 

3 - Mãos na Massa

Se tiver luvas, coloque-as, será mais fácil de manusear as ferramentas e a graxa não sujará as suas mãos.
Tire a calota do pneu e use a força do seu corpo para desenroscar. Basta encaixar a chave e subir na extremidade dianteira. Faça força para baixo até sentir que a porca está se soltando.
Desenrosque as porcas levemente, sem ir até o final.

 

4 - Levante o Carro

Coloque o macaco debaixo do carro, próximo ao pneu a ser substituído. Certifique-se de está na lataria e não na parte plástica do automóvel.
Levante o carro até a roda deixar de tocar no chão. Termine de retirar as porcas e mantenha-as todas juntas para que não se percam.

Nos automóveis mais modernos, há uma pequena marca indicando onde o macaco deve ser colocado.

 

5 - Troca

Uma vez que o carro está suspenso, retire o pneu e substitua-o pelo estepe. É possível utilizar o pneu furado como amortecedor caso o macaco ceda, basta coloca-lo embaixo do automóvel.

Lembre-se que o estepe deve estar em boas condições! Nós demos dicas em outro post de como prolongar a durabilidade do seu pneu, dê uma olhadinha!

 

6 - Recoloque as Porcas

Para recolocar as porcas de maneira segura e evitar que o pneu se solte, encaixe as duas primeiras em diagonal, dê meia volta nelas utilizando a chave e depois, encaixe as restantes.
Aperte as porcas até o fim, até que todas estejam igualmente fixas.

Este procedimento de enrosque gradual dá equilíbrio à roda e evita que o pneu caia antes do encaixe completo.

 

7 - Últimos Detalhes

Após fixar as porcas, desça o macaco e certifique-se de que estão bem presas. Coloque a calota no pneu. Todas as ferramentas utilizadas precisam ser guardadas em local acessível e seguro.

Leve o pneu furado ao borracheiro e caso ele não puder ser salvo, compre um novo.

 

Pensando em adquirir um carro ou caminhonete? Na 2001 Multimarcas você achará o automóvel condizente com seu orçamento e estilo, visite o nosso site e confira todas as opções de marcas e modelos disponíveis.

Compartilhe este post com os seus amigos nas redes sociais!

 
Novidades
Site produzido pela Netface
Atendimento via WhatsApp