Grupo 2001

Contate-nos

55 3322 0055

Facebook  Instagram
Pesquisa de veículos
 
2001 Multimarcas

5 dicas para limpar o carro e economizar

Publicada em 28/02/2020

Realizar a limpeza do seu carro não é uma necessidade apenas estética mas também importante para a saúde do motorista e seus passageiros.  Um carro poder reter sujeira e ácaros em lugares não tão visíveis e por isso a higienização deve ser feita regularmente. Para você que faz essa limpeza em casa, nós separamos algumas dicas que podem otimizar seu tempo e também ajudar a economizar água.

Uma das dica essenciais, é que você deve lavar o seu carro na sombra, isso para evitar que a água ou espuma sequem muito rápido, podendo gerar manchas na lataria. Outro fator que pode prejudicar seu veículo é fazer o uso de produtos incorretos na hora da limpeza. Materiais incorretos podem danificar o estofado dos bancos, arranhar vidros e até mesmo estragar a parte exterior.

Separados os materiais adequados, é hora de iniciar a limpeza do carro.

 

  1. Comece a limpeza pelo interior do carro

Essa pode parecer uma dica inocente, mas muitas pessoas iniciam a limpeza pelo exterior de forma instintiva ou até mesmo pensando que poupará tempo. Mas ao começar pela parte de fora, o carro fica exposto à sujeira externa enquanto você fizer a limpeza interna dele.  

  1. Limpe o carro por etapas

Pensar em limpar o carro por etapas faz com que você crie um método e assim não esqueça de nenhuma parte. As primeiras áreas a serem limpas são os carpetes, piso e porta-luvas. Retire os tapetes e lave-os primeiro e enquanto eles ficam secando, você pode seguir com o aspirador e retirar a sujeira superficial. Não se esqueça de aspirar embaixo dos bancos e, se necessário, retire o extintor de incêndio para uma limpeza mais efetiva.

Em seguida, você pode partir para a segunda etapa que é a limpeza dos bancos, do volante e do painel. Já com o aspirador em mãos, utilize nas dobras dos bancos onde a sujeira tende a acumular e depois use um pano úmido com perfume de sua preferência para limpar o painel. Mas lembre-se: não passe produtos oleosos no volante, pois pode ficar escorregadio por um período e dificultar a condução.

A área do teto e das portas por vezes é ignorada por algumas pessoas. Por isso, tendem a acumular a chamada “sujeira invisível”. Essa etapa é extremamente importante para a saúde das pessoas que utilizam o carro, pois ficam muito perto das vias aéreas. Então não se esqueça dessa parte!

O porta-malas também é de suma importância. A higienização segue com os mesmos passos das outras áreas.É aconselhável a limpeza profunda do porta-malas de 60 em 60 dias, pois é mais propenso a acumular bastante sujeira e ácaro, uma vez que a função do porta-malas é de ser o “depósito” do carro.

  1. Bancos de couro

O couro é um tecido vivo, e por isso, é essencial que ele receba uma limpeza e hidratação regular. Esse tipo de material enfrenta o desafio adicional da perda de umidade e suavidade ao longo do tempo, podendo desgastar e até romper o banco do seu veículo. É importante usar um hidratante específico para couro, pois ele age profundamente nas fibras do tecido renovando o brilho e deixando um aspecto limpo e brilhoso. É recomendada a hidratação dos bancos de couro de seis em seis meses, para renovar as propriedades do tecido e protege-lo da luz solar.

  1. Iniciando a limpeza externa

Comece molhando todo o carro utilizando a mangueira ou um pano úmido e deixe a água agir por 10 a 15 minutos para amolecer a sujeira em excesso. Depois, separe dois baldes com água: em um você coloca o detergente na medida recomendada pelo fabricante e o outro você reserva para o enxague. Depois disso, você deve iniciar a lavagem pelo teto do carro, pois assim o detergente escorre aos poucos e facilita o processo. Após fazer a limpeza, você deve enxaguar cada parte do carro logo em seguida para que o detergente e água não sequem, podendo manchar a pintura. Deixe a parte inferior e as rodas por último, para evitar que a esponja e os materiais que você está utilizando para limpeza fiquem sujos, dificultando o restante do processo.  

  1. Finalize com enceramento

Essa é a última etapa do processo e pode ser feita assim que o carro estiver seco. Passar cera no veículo ajuda a proteger a pintura e impedir que ela desbote. Portanto use uma cera específica para carros que é facilmente encontrada em lojas de autopeças e postos de gasolina.

 

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe nas suas redes sociais!

Até a próxima!

 
Novidades
Site produzido pela Netface
Atendimento via WhatsApp