Grupo 2001

Contate-nos

55 3322 0055

Facebook  Instagram
Pesquisa de veículos
 
2001 Multimarcas

Curiosidades sobre a origem das marcas de carro

Publicada em 30/09/2019

Com as evoluções e revoluções ao redor do mundo, a mobilidade urbana foi se adaptando a cada mudança, de repente as carruagens e carroças foram substituídas por carruagens a vapor, que depois se transformaram em máquinas mais próximas do que conhecemos hoje como carro.

Porém, o carro como conhecemos atualmente exigia um grande avanço tecnológico que foi quando houve a descoberta de que poderia utilizar petróleo como combustível, por isso, dois engenheiros alemães montaram fábricas concorrentes de automóveis movidos à gasolina, Karl Benz e Gottlieb Daimler, que são considerados os pioneiros do carro moderno. Com o passar do tempo uniram-se criando a Daimler-Benz, que produziam os veículos Mercedes-Benz, que são comercializados até hoje em todo o mundo.

Hoje em dia a maioria das marcas são elaboradas e desenvolvidas por departamentos de marketing, mas nem sempre foi assim. Por isso, algumas marcas de carro utilizam os sobrenomes de seus criadores, antigamente não pensavam como uma marca. Veja algumas das marcas cujos nomes foram originadas a partir do nome de seus fundadores:

 André Citroen

 Armand Peugeot;

 Enzo Ferrari;

 Ferdinand Porsche;

 Ferruccio Lamborghini;

 Henry Ford;

 Michio Suzuki;

 Soichiro Honda.

 

Alguns fundadores não optaram por utilizar seus sobrenomes, Volkswagen, por exemplo, significa “carro do povo” em alemão. A empresa foi fundada pelo governo nazista e se chamava inicialmente “Sociedade para a preparação do carro do povo alemão”.

Jaguar, não precisa de muita explicação, pois o felino está representado nos capôs de seus modelos. Mas, o que poucos sabem é que a empresa iniciou com o nome Swallow Sidecar Company, depois, passou a ser SS Cars. O nome Jaguar, referia-se ao modelo SS Jaguar, porém, tiveram que tirar o “SS” da marca, pois com a Segunda Guerra Mundial, notava-se grande semelhança com a Schutzstaffel, a tropa de proteção ou organização paramilitar de Hitler.

Já a Audi tem uma história um tanto quanto embaraçosa com relação ao seu nome. August Horch depois de um desentendimento com seus sócios na A. Horchc e Cie, decidiu deixar sua empresa e abrir outra companhia, companhia essa que foi chamada de Horch Automobil-Wrke GmbH, mas, foi processado

por seus antigos sócios e teve que deixar de usar seu nome na marca, então Horch traduziu seu nome para o latim e começou a utilizar Audi, que significa “ouça”. As quatro argolas de seu logo representam a fusão de quatro empresas alemãs, Horch, DKW, Audi (sim, já havia outra empresa com este nome) e Wanderer.

Também não podemos esquecer das marcas que são siglas. BMW, vem de “Bayerische Motoren Werke” e significa fábrica de motores bávara, em alemão. O formato redondo de seu logo foi herdado da empresa Rapp Motoren Werke, empresa que a BMW fazia parte. Já as cores azul e branco fazem alusão as cores oficiais do estado da Baviera, onde a empresa foi fundada.

E Fiat, Fabbric Italiana Automobili Torino, da Itália. Depois algumas modificações a cor azul do logo foi substituída pelo vermelho para dar a ideia de modernidade à marca.

A Hyundai, do coreano Hyeondae é uma marca sul-coreana e seu nome significa “moderno”, seu logo, além de conter a letra H, a inicial da montadora, também mostra duas pessoas unidas em um aperto de mão, essas duas pessoas seriam o consumidor e a companhia e o objetivo é mostrar que há respeito e confiança de ambas as partes.

Pegeout, derivado do nome de seu fundador, tem o leão como logo. A empresa antes de ser uma montadora, era especializada na produção de aço e lâminas, o leão representava as qualidades de seus produtos, uma lâmina maleável com corte rápido e dentes fortes.

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe nas suas mídias socias.

Até a próxima

 
Novidades
Site produzido pela Netface
Atendimento via WhatsApp