Grupo 2001

Contate-nos

55 3322 0055

Facebook  Instagram
Pesquisa de veículos
 
2001 Multimarcas

Dicas para aumentar a durabilidade dos pneus do carro

Publicada em 25/09/2019

O bom funcionamento de um veículo depende de diversos fatores externos, como condições da estrada, cautela do condutor e dos demais motoristas, mas o principal desses fatores é a segurança, a falta de qualquer tipo de cuidado com seu veículo pode comprometer diretamente na sua segurança.

Um dos pontos que mais deve estar atento é o estado dos pneus. Eles são os principais responsáveis pela estabilidade do seu veículo, pela absorção de impacto e pelas frenagens. Por esse motivo, a durabilidade e qualidade dos seus pneus tem um papel fundamental no funcionamento de qualquer veículo.

Algumas ações podem aumentar ou diminuir a durabilidade de seus pneus, em caso de diminuição, há necessidade de manutenções que poderiam ser evitadas. Para que aumente a durabilidade de seus pneus, se fazem necessários os seguintes cuidados.

Veja a seguir os pontos que devem ser observados para que a vida útil do seu pneu seja maior.

 

Rodizio dos pneus: Faça o rodizio dos seus pneus de acordo com as instruções do fabricante do seu veículo para que o desgaste não fique em apenas uma parte dos pneus.

 

Velocidade: A velocidade também é um fator que impacta diretamente na durabilidade dos seus pneus, quanto maior a velocidade, mais gasto seu pneu ficará.

Distribuição de peso: Quanto mais pesado seu veículo, mais esforço terá que fazer, por isso, haverá maior desgaste nos pneus. É importante distribuir o peso por todo o veículo para que não haja desgaste de apenas um ou dois pneus.

 

Calibragem: É necessário utilizar a pressão correta para calibrar seu veículo, além de estar atento e calibrar com frequência para não desgastar ou ter que realizar a troca precoce dos pneus.

 

Dirigir com cuidado: Além de controlar a velocidade, é muito importante que o condutor tenha cautela ao dirigir, freadas bruscas, acelerar repentinamente também são prejudiciais aos pneus.

Alinhamento e balanceamento: A manutenção preventiva, como o próprio nome diz, previne diversos problemas em seu veículo, incluindo problemas com os pneus. Estar com o alinhamento e o balanceamento de seu veículo em dia, além de assegurar sua segurança, garante maior durabilidade dos pneus.

Rotas de viagem: Planejar o percurso que fará é muito importante, pois vias com buracos e relevos fazem com que seu pneu tenha maior desgaste, além de aumentar o consumo de combustível.

 

Data de fabricação: Fique atento a lateral do seu pneu e procure por uma série de números. Os dois primeiros números informam a semana de fabricação e os dois últimos, o ano.

 

Manutenção: Falamos acima sobre a importância do alinhamento e balanceamento do seu veículo, mas vale ressaltar que a manutenção de modo geral é muito importante para sua segurança e para o aumento da durabilidade dos seus pneus, com a manutenção em dia é possível identificar e resolver problemas que podem se tornar problemas maiores se ignorados ou não corrigidos da forma correta.

 

Gostou? Compartilhe esse post nas suas redes sociais e, se precisar trocar de carro, fale com um de nossos consultores.

 

Até a próxima!

 

 
Novidades
Site produzido pela Netface
Atendimento via WhatsApp